logo federação
Principal Ouvidoria Localização Como? Dúvidas Prestação Contas
Notícias Fotos Estatuto Regimento Diretoria Historia
Atletas Clubes Modalidades Regulamentos Calendário Resultados Ranking Recordes
DúVIDAS
O QUE É O TIRO ESPORTIVO? É ESPORTE OLÍMPICO?
É a prático do tiro com aras de ar comprimido ou de fogo voltada exclusivamente para o esporte, visando o aperfeiçoamento para prática do tiro em nível de campeonatos locais, nacionais, internacionais, mundiais e olímpico.
EXISTE CURSO PARA APRENDER A ATIRAR?
Sim, a Federação tem instrutores aptos a ministrar cursos em todas as modalidades que sejam pretendidas pelo iniciante. Quer seja para aquisição de armas de fogo ou para a prática continuada do esporte.
COMO PRATICAR E QUAL O LOCAL?
Após a conclusão do curso de tiro co arma de fogo ou ar comprimido, o iniciante estará habilitado a se federar. Uma vez de posse da sua carteira de atirador desportivo, terá à sua disposição o estande de tiro da Federação situado no SCES Trecho 4 (ao lado da Academia de Tênis) de terça a domingo de 9 às 18 horas e o estande do Exército Brasileiro - EB Gen. Darcy Lázaro no SMU ao lado do quartel/RCG - Dragões da Independência, sábado e domingo de 8 às 14 horas.
QUAL ARMA DEVO COMPRAR?
Quando fizer o curso de tiro espera-se que o iniciante já tenha "simpatia" por arma curta ou longa. Uma vez definido por você a ara que desejará praticar o tiro esportivo em nível de competição ou somente para hobby, indicaremos vários modelos, marcas etc, oferecidas no mercado interno ou mesmo para importação.
COMO SE TORNAR ASSOCIADO/FEDERADO?
Você deve concluir o curso de tiro e estará apto a se associar/federar e passar a participar dos eventos da federação e a frequentar o estande da federação e do exército.
TENHO QUE ME VINCULAR A UM CLUBE?
O ideal é que o iniciante tenha um clube que contemple a modalidade esportiva do tiro em seu estatuto. A rigor, não precisará necessariamente estar vinculado a algum clube para se federar. Poderá praticar o tiro esportivo como federado.
QUAIS OS CLUBES QUE TEM OPÇÃO DE TIRO ESPORTIVO EM BRASÍLIA?
Infelizmente em Brasília temos poucos clubes vinculados a FBTE. Para ver a relação completa, acessa aqui em nosso site a opção "Clubes", no menu superior.
A FEDERAÇÃO TEM ARMA E MUNIÇÃO PARA OS INICIANTES?
Temos armas e munição exclusivamente para cursos de tiro, que são utilizadas por instrutores credenciados. Esporadicamente são utilizadas por convidados e Provas Especiais comemorativas da FBTE.
QUEM ORIENTARÁ NOS ESTANDES DE TIRO?
Nos cursos ministrados pela Federação, os instrutores orienta os alunos conforme o item de conduta nos estandes, quais os procedimentos que devem ser seguidos. Geralmente um atirador mais experiente cuidará da segurança quando tiver um grupo de atiradores treinando. Nas competições serão orientados pelo Diretor/Supervisor de prova.
QUAIS AS MODALIDADES QUE A FEDERAÇÃO OFERECE PARA COMPETIÇÕES?
Temos uma gama bem diversificada para a prática do tiro esportivo, quer seja para competições olímpicas, quanto para provas especiais. Veja o calendário aqui no nosso site.
QUAL ÓRGÃO QUE REGULAMENTA O TIRO ESPORTIVO NO BRASIL E NO MUNDO?
No Brasil a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo - CBTE (www.cbte.org.br) e em nível mundial e olímpico a Federação Internacional de Tiro Esportivo – ISSF (www.issf-sports.org)
O INVESTIMENTO É MUITO ALTO PARA PRATICAR O TIRO ESPORTIVO?
Depende do que o atirador iniciante queira fazer. Se for levar a sério visando o esporte olímpico o investimento inicial é alto, pois, todos os produtos de bom nível (arma, munição e acessórios) terão que ser importados. Caso queira praticar as modalidade especiais este investimento será bem menor.
COMO FAÇO PARA COMPRAR ARMA E MUNIÇÃO?
Nos cursos de tiro os instrutores orientam como fazer para adquirir seu equipamento para prática desportiva. Uma vez federado terá a vantagem de comprar diretamente da fábrica bem como a munição que terá um custo reduzido. As solicitações serão feitas através da secretaria da FBTE.
QUAL O PRAZO LEGAL PARA RECEBER ARMA PARA COMPETIÇÃO?
Caso tenha pretensão de importar deverá procurar um despachante e dependerá da autorização do Exército Brasileiro - EB, (DFPC) com a documentação completa de 5 a 7 meses. Para aquisição no mercado interno dependerá também da autorização do Departamento de Polícia Federal ou do EB que levará menos tempo 2 a 3 meses.
POSSO COMPRAR ARMA DE OUTRO ATIRADOR?
Sim. Desde que tenha o Certificado de Registro de Atirador (CR) junto a Região Militar ou registro de arma no Departamento de Polícia Federal.
QUAL A IDADE MÍNIMA PARA PRATICAR O TIRO ESPORTIVO?
O ideal é começar com 12 anos na categoria Juvenil. Caso queira praticar com armas de fogo terá que ter autorização judicial até completar a idade permitida por Lei de 25 anos.
COMO FAÇO PARA TRANSPORTAR ARMA E MUNIÇÃO PARA TREINAMENTO E COMPETIÇÕES?
O Exército Brasileiro - EB expedirá uma guia (Guia Especial de Tráfego/Trânsito) que terá validade em todo território nacional que autoriza o atirador a transportar arma e munição por vias terrestre, marítima e aquática. Não confundir com portar arma e munição, no transporte armas e munições devem estar em embalagens separadas.
POSSO VIAJAR COM ARMA E MUNIÇÃO PARA OUTRO ESTADO?
Conforme esclarecimento anterior desde que tenha a GET.
POSSO ATIRAR EM QUALQUER LUGAR SENDO FEDERADO?
Desde que o lugar seja apropriado e tenha autorização para tal, ou seja, nos estandes de tiro dos Clubes, da Federação, da Confederação etc.
ARMA DE AR COMPRIMIDO PRECISA DE AUTORIZAÇÃO PARA SER TRANSPORTADA?
Não. O portador tem que ser maior de idade, ou seja, maior de 18 anos. Por precaução nota fiscal da arma ou recibo de compra. Atentar para os calibres permitidos de ar comprimido que não deve ultrapassar a 6mm.
QUAIS OS DOCUMENTOS QUE TENHO QUE TER PARA TRANSPORTAR ARMA DE FOGO E MUNIÇÃO?
Guia Especial de Tráfego/Trânsito - GET, caso queira levar por precaução se quiser cópia do Certificado de Registro de Arma de Fogo - CRAF expedido pelo EB.
QUAIS AS NORMAS DE SEGURANÇA PARA ATIRAR?
Conforme explicado anteriormente nos cursos de tiro os instrutores explicam sobre as regras de conduta e segurança que devem ser obedecidas nos estandes de tiro. Geralmente são fixadas nos estandes de maneira bem explícitas as regras básicas de segurança.
O FEDERADO PODERÁ LEVAR CONVIDADO PARA ASSISTIR TREINAMENTO/COMPETIÇÃO?
O convite deve ser sempre autorizado pela diretoria da FBTE (Presidente / Vice-presidente ou Diretor Técnico) conforme prevê estatuto da Federação.
QUANTOS CONVIDADOS POR MÊS O FEDERADO PODE LEVAR?
Não existe limite, no entanto se o convidado participar de qualquer atividade monitorada pelo “padrinho federado” treinando ou competindo NÃO PODERÁ RETORNAR MAIS COMO CONVIDADO.
OS CONVIDADOS PODEM ATIRAR?
Sim. Desde que monitorado pelo “federado padrinho”.
QUANTAS VEZES O ATIRADOR PODE PARTICIPAR EM CADA PROVA DA FBTE?
Depende do regulamento do Campeonato Individual da FBTE do ano em curso. Nas provas que não tem ensaio geralmente pode ser repetida no máximo uma vez.
É NECESSÁRIO PARTICIPAR DE COMPETIÇÕES?
Não é necessário, no entanto, se pretende progredir no tiro esportivo deverá participar e treinar o maior número de vezes possível. Para aquisição de munição subsidiada para arma de fogo ou ar comprimido a Federação consultará a planilha de participação em competições para incluir o nome do atirador que terá prioridade sobre os demais que não participam.
POSSO ATIRAR INFORMALMENTE?
Pode sem nenhum problema, no entanto se pretende praticar o tiro esportivo deve obedecer a disciplina das competições.
O QUE DEVO FAZER PARA PARTICIPAR DAS COMPETIÇÕES DA FBTE?
Definir quais as modalidades de sua preferência, treinar e verificar o calendário para se programar para fazer no mínimo (4) quatro das (8) oito provas por ano necessárias para o ranking que definirá os classificados.
A FBTE TEM ALGUM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA COMPETIÇÃO?
Não. O Federado interessado deverá procurar um técnico na área do tiro esportivo e falar de suas pretensões e qual o objetivo que quer alcançar.
QUANTO TEMPO DEMORA PARA OS DOCUMENTOS SEREM LIBERADOS PELOS ÓRGÃOS: SFPC/DFPC E SINARM?
Depende do tipo de documento que o (a) Federado (a) pretende dar entrada. Se a documentação não cair em exigência e os órgãos estiverem em funcionamento normal, teremos as seguintes situações: 1º) A partir do momento da entrada na secretaria da Federação, levaremos uma semana para protocolizar no SFPC, DFPC, SINAR e etc, fazendo os pagamentos das taxas e emissão de ofícios. 2º) No SFPC - Guia de Tráfego Especial - GTE (1 MÊS) 3º) No SFPC - Certificado de Registro de Arma de Fogo - CRAF - (1 MÊS) 4º) No SFPC - Transferência de acervo - (1 MÊS) 5º) No SFPC - Transferência de Atirador para Atirador - (1 MÊS) 6º No SFPC - Transferência do SINARM/DPF para o SIGMA - EB (1 MÊS) 7º) No DFPC - Autorização para aquisição de Produtos Controlados de lojistas (2 MESES) 8º) No DFPC - Autorização para aquisição de Produtos Controlados da fábrica (3 MESES) 9º) No SFPC - Concessão e renovação de CR (3 MESES) 10º) No DFPC - Transferência de acervo de Região Militar - RM para ou RM (6 MESES)
QUAIS OS VALORES QUE PAGAREI NA SECRETARIA PARA SOLICITAR DOCUMENTAÇÃO?
A FBTE visando facilitar a vida do atirador e diminuir o fluxo de pessoas na secretaria estará cobrando uma taxa de serviço única a partir de 01/11/2013 de R$30,00 (Trinta reais) para solicitar qualquer quantidade de documentos a serem protocolizados junto ao Exército Brasileiro EB/SIGMA: SFPC/DFPC e Departamento da Polícia Federal - DPF/SINARM. Os emolumentos serão cobrados a parte conforme o tipo de documento pedido pelos atiradores. É recomendável que o (a) atirador (a) peça todos os seus documentos de uma só vez evitando pagar uma segunda taxa de serviço para outro documentos.
ATLETAS

Participe da Final do Brasileiro de Car/Pst/RF
Como se Federar

PRÓXIMOS EVENTOS
HOJE
17/12 - FÉRIAS COLETIVA
[ ver calendário ]

Cartilha do Iniciante

Como? Passo a Passo

ATENDIMENTO PÚBLICO
(na sede da FBTE)
terça a quinta-feira
09:00 às 17:00h
** por ordem de chegada **
(61) 3328-0014
segunda e sexta-feira
expediente interno (sem atendimento)

PARCEIROS
Tucunaré
Loja do Pescador
DCM Pesca

APOIO AO ESPORTE
International Shooting Sport Federation Confederação Brasileira de Tiro Esportivo
Ministério do Esporte Comitê Olímpico Brasileiro
Carabineirose
Principal  |  Atletas  |  Clubes  |  Modalidades  |  Regulamento  |  Calendário  |  Resultados
Ranking  |  Recordes  |  Ouvidoria  |  Notícias  |  Fotos  |  Estatuto  |  Diretoria  |  História  |  Prestacao Contas
Centro Poliesportivo Ayrton Senna - Conj. Aquático, sala 5 - Gin. Cláudio Coutinho - Asa Norte - Brasília - DF - 70075-900 (61) 3328-0014